Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brincando de técnico, mas não de futebol

Se o texto começasse agora…

Achei este curioso texto do fim do Rock in Rio 2011 com vontades de celebridades para o line-up de 2013. Ele me motivou a fazer lista semelhante: quem merece estar no line-up de 2015? Classifico o post como interativo porque vocês podem preencher os pontos de interrogação.

Obedeci a algumas regras. Imitando 2013, o Palco Sunset tem 4 atrações1, o Mundo idem e a 1ª atração do Mundo é nacional. Além disso, tentei não colocar artistas que tenham sido selecionados para 2013. Os poucos que foram estão asteriscados.

Nem todos que eu coloquei estão na minha coleção, pois isso seria mesquinho. O critério vai além da minha preferência musical.

O primeiro dia é pop. No Palco Sunset, como pop é meio que uma brecha pra MPB, Djavan parece adequado. No fim dele fica Estelle, uma protodiva que tenho a impressão de que só é famosa em território estadunidense. Pelo jeito, o RiR gosta de DJs, então, pelo menos, que tragam um bom desta vez: Tiësto teria vaga no Palco Mundo.

DIA POP
Palco Sunset: Tulipa Ruiz / Djavan / Natalia Lafourcade / Estelle
Palco Mundo: Ivete Sangalo* / Adele / Tiësto / Katy Perry

Num dia mais indiezinho e/ou alternativo, o Palco Sunset pode ter o deliciosamente louco Júpiter Maçã e o divertido Mika. Gorillaz eu bem que queria botar no Palco Mundo, mas eles escorregaram demais nos dois últimos álbuns. No Mundo, eu começaria com Jay Vaquer, roqueiro que merece mais fama, e terminaria com Björk, a islandesa porreta que inexplicavelmente nunca veio a um Rock in Rio.

Björk e filho em 1993 na Islândia. Fiquei na dúvida entre
essa foto fofa e esta foto fofa. A criança desempatou.

DIA ALTERNATIVO
Palco Sunset: The Bird and the Bee / Júpiter Maçã / Mika / Gorillaz
Palco Mundo: Jay Vaquer / ? / ? / Björk

Eu ia colar no alternativo, mas soul e jazz merecem um dia quase exclusivo. No Sunset, Kimbra e Karina Buhr não combinam, mas eu disse quase. Kimbra mandou bem em 2013 no seu 1º RiR e terá mais um álbum pronto em 2014, então, gostaria de ver o que ela ofereceria em 2015. No Palco Mundo, haveria Joss Stone, injustamente posta no Sunset em 2011. Estevãozinho Maravilha é a escolha óbvia pra fechar.

DIA DE JAZZ E SOUL
Palco Sunset: Karina Buhr / Kimbra* / Mallu Magalhães* / Norah Jones
Palco Mundo: ? / Joss Stone / ? / Stevie Wonder

O evento é tão grande que agora tem dois dias de rock "leve" e dois de metal. Ótimo, não terei que eliminar muita gente. No 1º dia roqueiro, no Sunset, começo com Scracho, o único rock carioca que não é chato pra c**alho, e termino com o monstro sagrado (mas não famoso) Patti Smith. No Mundo, Rita Lee é muito importante, e outra que eu não sei como ainda não veio ao RiR é PJ Harvey. Lenny Kravitz deveria ter encerrado a noite em 2011; faço-lhe essa justiça.

DIA 1 DE ROCK "LEVE"
Palco Sunset: Scracho / Blur / Arctic Monkeys / Patti Smith
Palco Mundo: Raimundos / Rita Lee / PJ Harvey / Lenny Kravitz

No dia roqueiro leve posterior, Jack White merece um show, nem que seja no Palco Sunset, com a The Dead Weather, já que a The White Stripes morreu. No Palco Mundo, a Capital são verdadeiros ratos de RiR, tendo vindo a todos do Rio menos o de 85, mas nunca são demais. E maaaaais um que nunca veio: Stones.

DIA 2 DE ROCK "LEVE"
Palco Sunset: Rod Stewart / Titãs / The Strokes / The Dead Weather
Palco Mundo: Erasmo Carlos / Capital Inicial* / ? / The Rolling Stones

No dia do hard rock, que tomara que seja o último, no Sunset, ponho o Skank apenas para pô-lo em algum lugar. No Palco Mundo, ponho Pitty, que veio em 2011 e deveria ter vindo agora, porque também nunca é demais. E não, não é tão pesado, mas nada é perfeito e Pitty não pode ficar de fora. A Guns mostrou em 2011 que não merece ser a última banda da noite, então troco-a de lugar com o SoaD em relação ao line-up de tal ano.

System, o f*dão.


DIA DE ROCK PESADO
Palco Sunset: ? / ? / ? / Skank
Palco Mundo: Pitty / Queens of the Stone Age / Guns 'N' Roses / System of a Down

O primeiro dia metaleiro teria Glória no Palco Mundo por falta de opção nacional (exceto pelo correspondente do dia 2). Kiss não é metal, eu sei. Ozzy é muito necessário; é o meu metaleiro favorito, do pouquíssimo que entendo de metal.

Doido, mas é assim que vai.

DIA 1 DE METAL
Palco Sunset: ? / ? / ? / ?
Palco Mundo: Glória / Slipknot / Kiss / Ozzy Osbourne

No outro dia de metal, começaria o Palco Mundo com Sepultura, que não pode voltar ao Sunset (a não ser que entre nos dois, como foi em 2013) e o terminaria com o obrigatório Metallica. A presença de Tarja Turunen em 2011 acoplada ao Angra me faria querer a Nightwish no RiR, mas como ela não está mais lá, vai solo.

DIA 2 DE METAL
Palco Sunset: ? / ? / ? / ?
Palco Mundo: Sepultura* / Tarja Turunen / Motörhead / Metallica*

Adoraria enfiar REM em algum lugar, mas eles se dissolveram. O oriente também me dói deixar de fora, mas o Brasil ainda não aprendeu a apreciar (que dirá cantar junto…) Bonnie Pink, L'Arc-en-Ciel, Maaya Sakamoto, Love Psychedelico, Nanase Aikawa, Puffy Ami Yumi, X-Japan etc.


imagens:
http://colunademusica.wordpress.com/2012/12/18/atracoes-confirmadas-do-rock-in-rio-2013-duas-das-sete-noites-vao-ter-muito-peso/
http://membership.contemporaryartsociety.org/news/cas-recommends-february-2013/
http://www.sudoeste2013.com/2013/05/system-of-a-down-parado-por-culpa-de-serj-tankian/2
http://loudwire.com/best-ozzy-osbourne-solo-songs/

  1. Por simplicidade, omiti um detalhe muito interessante e importante do Palco Sunset: as misturas de artistas díspares. Vejam quantos sinais de mais no line-up deste ano.
  2. O link da imagem acusa que o System está parado, mas pra criar, não pra fazer show, então, isso não afeta esta escalação.

10 comentários:

Lucas disse...

Nos comentários daquele mesmo post, achei sugestões que não pus no meu post: David Bowie, Joan Jett, AC/DC, Marilyn Manson, Aerosmith, Linkin Park, U2, Paul McCartney, O Rappa, Bruno Mars, Coldplay, Avril Lavigne, Foo Fighters.

E repito que não gosto de todos esses.

Anônimo disse...

óia, eu gostaria muito de ver Beatles, Elvis, Raul Seixas...
mas tbm pode ser Offspring, e alguns outros que no momento, eu confesso, estou com preguiça de lembrar..
E claro.... como vc disse, se soubessem apreciar, THE YELLOW MONKEY!!! aiai Kazuya....

Anônimo disse...


Cara, não vou discordar da tua programação, pois quem sou eu, mas me atrevo a incluir minhas sugestões nos dias vagos (e ok, fazer umas mexidinhas). Vamos lá:

No dia pop não vou me intrometer tanto porque me falta conhecimento pra entender o significado do gênero (defina pop) mas partindo do princípio que pop é algo que atinge as massas, acho que falta um show de funk no palco Mundo hein... Ia ser massa! Talvez um Anitta feat Naldo feat Bondes-de-sucesso-do-momento ....

No dia alternativo/indie falta o The kooks e o Franz Ferdinand . Eu tiraria Jay Vaquer (que até curto) do palco Mundo e colocaria no Sunset. Em seu lugar, eu ponho o Vivendo do Ócio! Seguido de Foster the People e Phoenix.
Expremendo bem, também dá King Charles e Jake Bugg no Sunset .

No dia de Jazz/Soul , bem lembrado a injustiça com a Joss, que merece o Mundo sim. Incluiria ali também a Fiona Apple ( se até lá sua cadela já tiver passado dessa pra melhor e ela parar de cancelar os shows pra cuidar desta.).
Jamie Cullum nesse dia não pode faltar não.


No dia 1 de Rock leve, tu tá de wave com a minha face de por Arctic Monkeys no Sunset, né? Não cabe, tem que ser no palco Mundo!
Não consigo pensar em muita coisa de rock nacional, mas Raimundos? Eu colocaria Otto! Não sei se é rock mas rock nacional é qualquer coisa menos rock.
Ah, Rita sim, Lenny claro.


Dia 2 de rock tiraria o Capital que já deu né, tá repetitivo e as pessoas já estão comentando nas ruas. Põe Kaiser chiefs e quebre a regra da atração nacional. Tem que inovar! Encaixe Muse aí também.

No dia de rock pesado tem que ter Rammstein! E basta! 4 horas de show pode sim! Como nunca pensaram nisso? Acho que ainda cabe Kasabian nesse dia... pra dar uma quebrada.

Para os dias de metal me abstenho por motivos de: prefiro ler um livro de auto-ajuda nesse dia.

Obrigadodenada.

Att,

@Feijovski

Lucas disse...

Salve, Yuri Feijovski! Desculpa o bug escroto que o deixou anônimo.

Franz Ferdinand, Vivendo do Ócio, Foster the People, niccccce; mas tem certeza de que Jamie Cullum é relevante o bastante pro RiR?

Arctic Monkeys eu botei no Sunset porque eles infelizmente sumiram.

Jay Vaquer foi pro Mundo por causa da regra de botar um brasileiro no início. Também acho que ele é melhor pro Sunset.

PQP, eu não botei a Fiona!!! Eu adoro a Apple, foi muito vacilo meu. Sempre falta alguém, por mais varreduras que eu faça. Outra que eu deixei faltar é a ótima Regina Spektor.

Hmmm, Otto, pode ser.

Finalmente, hahaha, ai, não, autoajuda não… >_<

Yuri Feijovski disse...

Eu acho Jamie Cullum, do alto de seus 1,63, de uma grandíssima relevância no jazz/soul, uma vez que ele, de certa forma, criou uma espécime de estilo próprio. Eu curto.

O Arctic lançou um disco este ano (R U mine) que está legal...

Regina Spektor tem espaço no Sunset também, combina mais.

Sobre o rock metal eu tenho um plano de chegar de helicóptero durante o show de alguma dessa bandas e tacar uns livros de auto-ajuda na multidão, como uma espécime de ação de marketing, pra ver se resolve os conflitos internos de uma parcela do público, com todo o respeito.

Estou brincando. Eu respeito o público mas não entendo o barulho.

Lucas disse...

Aaaah, estão explicados o Cullum e a Arctic.

Hahaha, mosh pit é estranho mesmo. Mas o metal é um dos gêneros com mais teoria musical por trás, é um caos ordenado. XD

Unknown disse...

Olha....sua lista é muito boa mas discordo de certas coisas
Em principal os dias do rock e metal
Acho q deveria colocar bandas orientais para compor a lista,e é claro colocaria mais bandas e artistas q nunca estiveram no rock in rio
Primeiro tiro o skank do dia do hard rock e colocaria ele no lugar do Raimundos(e o Raimundos iria para o hard)
há 15 minutos
Hang De Carvalho da Silva
Devido aos seis últimos projetos a Pitt iria para o espaço onde esta faltando lá do lado do rolling stones
Colocaria no palco suncet do dia do hard rise againt,para more,e só de brincadeira o aqua timez(banda oriental q eu gosto bastante).
Tiraria o guns devido toda aquela espera por um show mediano q eles fizeram e colocaria o maximum The hormone.
Dia do metal.....primeiro resolveria o palco mundo chamando bandas do Brasil como deathraiser e outras como overkill ,Amon Amarth e Carl angel.no palco mundo tiraria o gloria e colocaririo, korzus para preparar o pessoal para o vem no segundo dia.
No segundo dia do metal tacaria o evento literalmente no inferno com stress,vader,Sodom e Mutilator no suncet e no mundo trocaria o sepultura(pq já deu) e colocaria no lugar o krisiun q fez um show do cara... No último rock in rio,tiraria o motorhead e a tarja para por o dragonforce e o kreator e o metallica sairia para dar lugar ao anthrax q pra min merece mais esta no dia do metal do q o metallica q já comandou a noite 2 vezes.

Unknown disse...

Não reparem os erros mais ali depois do Amon amarth seria o dark angel mas como estou escrevendo no celular,o android fica metido a saber tudo e corrige tudo q eu escrevo....

Unknown disse...

E no mesmo parte q escrevi o erro do dark angel ouve outro erro pois no lugar de suncet saiu mundo e ficou mundo repetido....

Lucas disse...

Pode haver algumas coisas orientais, mas têm que ser no Sunset, porque lamentavelmente nada do Extremo Oriente é famoso o bastante no Brasil para o palco principal.

É, o Skank tá deslocado, coloquei ali "apenas para pô-lo em algum lugar", mas trocar de lugar com Raimundos é válido.

Paramore tem apelo comercial suficiente para estar no RiR, mas no dia de hard? O.o

Cê tá se arriscando tirando Sepultura e Metallica, pois são "da casa". O Metallica eu não tiraria, mas o Sepultura poderia não estar no festival um aninho, ou não estar no Palco Mundo, pelo menos. O Guns 'N' Roses é complicado, há bons motivos tanto pra deixar quanto pra tirar.

P. S.: você deixou o "há 15 minutos / Hang De Carvalho da Silva" quando copicolou do FB. XD